O que é REIKI?

Embora eu seja um praticante ligado à linhagem do Gendai Reiki-Ho, que se trata de um resgate histórico realizado por Doi Hiroshi Sensei da forma como Mikao Usui Sensei ensinava o Reiki aos seus discípulos, eu aprecio a definição dada ao Reiki pelo Hyakuten Inamoto, monge budista e fundador do sistema Komyo ReikiDo.

 As definições a seguir, foram adaptadas do site de Hyakuten Inamoto Sensei:

 Embora encontremos inúmeras definições e um mar de diferentes sistemas de Reiki, o que muitas vezes pode trazer mais confusão do que clareza à mente do buscador que utiliza a internet para suas pesquisas, o que é importante deixar claro, e de uma forma simplificada,  é que o Reiki é um sistema “Duplo” de harmonização natural, criado por um japonês chamado Mikao Usui, no início do século XX.

Sistema “Duplo” de Harmonização Natural

 Aqui no ocidente estamos acostumados com a parte do Reiki que trata da transmissão da Energia através das mãos,  mas no seu fundamento, na sua essência o Reiki é, antes de mais nada, uma prática espiritual destinada ao aprimoramento pessoal e à iluminação, ou como dizem os orientais: Satori! Este é o primeiro aspecto do Reiki.

 O segundo aspecto é a sua abordagem como uma técnica de harmonização do corpo físico, usada para relaxar, reduzir o stress, melhora do bem estar geral, o que faz com que aumente a capacidade do nosso corpo de se harmonizar de uma forma espontânea e natural. O Reiki atua nos níveis físico, mental, emocional e espiritual para promover o equilíbrio de uma forma holística e integrada. Pode ser aplicado em nós mesmos, em outras pessoas, animais, plantas, objetos e em praticamente qualquer coisa ao nosso redor. O Reiki, desta forma pode ser transmitido através das mãos, do sopro, do olhar ou através da intenção direcionada.

 A parte do Reiki como uma técnica de harmonização física natural, em japonês é denominada de RYOHO. RYO em japonês, em uma tradução livre, significa harmonização do curpo físico e HO significa arte, método ou técnica. Portanto, Ryoho significa Arte de harmonizar o corpo físico.

 O Reiki Ryoho, embora poucos conheçam por esta denominação, é a parte mais simples do Reiki, fácil de aprender e com um pouco de prática o Reikiano já está apto a aplicar em si mesmo ou em outras pessoas. Aos poucos, vamos aprendendo a reconhecer nossa capacidade de harmonização natural, para nós mesmos e posteriormente podemos compartilhar esta habilidade com os demais, o que desenvolve um grande senso de Amor e Compaixão pelo nosso semelhante em particular e pela Humanidade em geral.

 Usualmente, quando utilizamos o termo Reiki, estamos na verdade nos referindo ao Reiki Ryoho, ou à prática de transmissão da energia através das mãos com a finalidade de harmonização, equilíbrio, consequentemente ajudando nosso corpo a se harmonizar de forma natural. O Termo “Reiki” diz respeito à energia inesgotável do universo, que não pode ser definida, explicada ou racionalizada, enquanto Reiki Ryoho é a técnica de harmonização natural que aprendemos nos cursos e seminários de “Reiki”

 É justamente por este motivo que denominamos o Reiki como uma prática “Dupla”, ou seja, um caminho para a auto realização e aperfeiçoamento espiritual, e uma arte de harmonizar nosso corpo físico.

 De uma forma gradual, através da prática contínua, o Reiki Ryoho vai nos conduzindo a níveis mais elevados de clareza mental, integridade física, e uma integração mais harmoniosa do nosso próprio ser que nos leva a experimentar a nossa verdadeira disposição: alegria incondicional, paz interior, sabedoria e compaixão por toda a vida.

 Compartilho da crença de Sensei Usui de que, com a melhoria espiritual, o corpo se harmoniza de uma forma natural.

O que podemos esperar do Reiki como uma prática espiritual:

  • O praticante passa a ter uma vida mais equilibrada e harmônica em todos os sentidos;
  • Aprendemos a nos focar no aqui e agora, no momento presente;
  • Permanecemos mais centrados e em paz;
  • Desenvolvemos maior compostura e calma;
  • Podemos exercer a prática do desapego;
  • Aos poucos, vamos descobrindo a verdadeira natureza e uma maior conexão com a Fonte;
  • Aumento da nossa capacidade de harmonização natural;

Como uma técnica de Harmonização natural, o Reiki pode ajudar:

  • Aumento da energia e vitalidade;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Acelera a harmonização natural do corpo físico;
  • Desintoxicação etérica e energética;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Auxilia na libertação de emoções, padrões e crenças limitantes;
  • Melhora outras intervenções de cuidados relacionados à saúde, tanto é que o Reiki foi reconhecido como prática complementar pelo Ministério da Saúde, técnica constante na polítia nacional de terapias integrativas e complementares.

Como se originou o Sistema Usui Reiki Ryoho

A melhor maneira de entender a resposta a esta questão é examinar as origens da prática e a definição real do termo.

No início dos anos 1900, um praticante budista japonês da seita Jodo-Shu chamado Mikao Usui partiu para descobrir o Satori ou “iluminação” e Anshin Ritsumei ou “paz interior absoluta”.

Sua busca o conduziu por muitas avenidas, mas cada um o deixou insatisfeito. Eventualmente, ele decidiu fazer uma missão espiritual meditando e jejuando no sagrado Monte Kurama,  perto de Quioto e finalmente alcançar a iluminação por qualquer meio possível. Em 1922, após suportar 21 dias de jejum e meditação intensa, Usui Sensei experimentou um estado de consciência que ele chamou como “Um Grande Reiki”.

A palavra ‘Reiki’ não é uma palavra real, mas uma combinação de dois kanji. Kanji pode assumir diferentes significados, dependendo do contexto em que é usado e com o qual outro kanji é combinado. Possíveis significados de Rei e Ki são:

REI:

  • Espírito ou alma;
  • Espiritual;
  • O universo;
  • Divino, luminoso, inexplicável;
  • Reverência, sacralidade ou benção.
KI:

  • Algo invisível;
  • Atmosfera.
  • Energia vital (pessoal ou universal).
  • Ar, respiração ou vapor.
O kanji para ‘Reiki’ pode ser definido como a energia milagrosa e sagrada do universo, que infunde e sustenta toda a vida. E é essa a definição que o Usui Sensei pretendia ao usar a palavra para descrever sua experiência na montanha.

Na verdade, os dois kanji para ‘Reiki’ são extremamente comuns no Japão e podem ser usados ​​em uma variedade de contextos não relacionados à palavra ‘Reiki’, pois é comumente usado em outras partes do mundo. Basicamente, era apenas com pessoas que não eram japonesas que o termo “Reiki” se tornou popularmente sinônimo de descrever a iluminação e a paz interior que Mikao Usui Sensei descobriu durante sua meditação no Monte Kurama. Na verdade, se você dissesse a um japonês que você fez Reiki, ele pode olhar para você com curiosidade, sem saber o que você quis dizer exatamente.

A iluminação espiritual que o Usui Sensei experimentou na montanha revelou uma compreensão que os budistas chamam de “a verdadeira natureza de todas as coisas”. Essa percepção pode ser explicada como algo que permeia e conecta tudo no Universo, juntamente com a percepção de que já possuímos uma habilidade de cura grande e inata.

Nada cura o corpo exceto o corpo. Se você se cortou, o que o cura? Você! Ou melhor, seu corpo se cura. Você pode ajudá-lo ao manter a ferida limpa e coberta, mas não é o curativo que cura. Em vez disso, simplesmente ajuda a facilitar a cura inata que já existe. A habilidade sempre esteve lá, dentro de você. Você já tem!

Há um equívoco comum de que o Reiki é algo que você recebe “durante uma prática cerimonial chamada ‘Reiju’ (ou sintonização). Isso implica que antes de reiju, você não tinha Reiki, mas depois de reiju, de repente você recebeu algo que você não possuía anteriormente. Isso também implica que a energia de Reiki é separada de nós e que um praticante de Reiki “encaminhará” o Reiki para “transferir ou dar energia” para outra pessoa. Como o Reiki significa a energia do universo, você não pode estar separado dele e não pode ser separado de você. Isso significa que você já tem “Reiki”. Reiju simplesmente o faz acordar desse fato. De certa forma, ‘liga o interruptor’.

Juntamente com a súbita “iluminação” de Usui Sensei para a “verdadeira natureza de todas as coisas”, foi a compreensão de que essa realização também amplificava sua capacidade natural de curar a si mesmo e aos outros. O que se seguiu foi a criação de um sistema que Usui Sensei chamou de “Usui Reiki Ryoho”. Esse sistema foi projetado para levar os indivíduos a alcançar o estado de consciência esclarecido que ele próprio experimentou, além de ativar e melhorar a capacidade de cura inata que todos possuem.


**Nosso especial agradecimento à Komyo ReikiDo por nos permitir usar sua explicação do Reiki, protegida por direitos autorais, em seu site: komyoreikido.org